Sertanejo Sem Fronteira
04:00 às 08:00
Altinópolis, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Enquete do R7: 65% dos internautas querem o fim do horário de Verão

22 de Setembro de 2017

Para 65,7% dos internautas que responderam a enquete do R7 o horário de Verão não deveria mais ser decretado no Brasil. Enquanto que 33,1% disseram que a medida ajuda a aproveitar melhor a luminosidade do dia.



pesquisa está no ar deste ontem no site por conta de polêmica levantada pelo governo sobre a manutenção ou não do sistema este ano. O motivo é que adiantar o relógio em uma hora não provoca mais efeito significativo na economia de energia elétrica.



 



De acordo com estudo do Ministério de Minas e Energia, a adoção da hora adiantada na época mais quente do ano não resulta mais em economia de energia. A despeito disso, a manutenção do horário de verão, de acordo com autoridades do setor elétrico, é considerada uma "questão cultural".



— Em termos integralizados (diurno e noturno), o horário de verão não atendeu ao que se propôs — ou seja, não há relação direta com redução de consumo e demanda.



 


A popularização dos aparelhos de ar condicionado é uma das principais razões dessa mudança. No estudo, técnicos do MME apontaram que a temperatura é o que mais influencia os hábitos do consumidor, e não a incidência da luz durante o dia.



Como o calor é mais intenso no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo são registrados atualmente nesse período. De acordo com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o horário de ponta ocorre entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h.



Começa ou não?



A manutenção do horário de verão, previsto para começar em 15 de outubro, deverá ficar a cargo de uma decisão política, considerando a questão cultural, e, em último caso, do desejo da sociedade brasileira. O governo fará uma enquete online para decidir sobre o assunto.



Contato: 16 3665.2000
Rua Rio Grande do Sul, 45 - Jardim Xavante - Altinópolis/SP
Todos os direitos reservados