Clássicas da Alt Fm
16:00 às 19:00
Altinópolis, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Comissão aprova proposta que acaba com as coligações partidárias

23 de Agosto de 2017

O relatório da deputada Shéridan (PSDB-RR) à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 283/16, que acaba com as coligações a partir das eleições de 2020 e cria cláusula de desempenho para os partidos políticos, foi aprovado em Comissão Especial da Câmara nesta quarta-feira (23).



O texto principal da PEC foi aprovado por votação simbólica, com orientação favorável de todos os partidos, com exceção do Psol. O conteúdo, no entanto, ainda poderá ser alterado, pois os parlamentares apresentaram quatro destaques para deliberação em separado de pontos específicos do texto.



De forma geral, a PEC proíbe as coligações nas eleições proporcionais (para deputado e vereador) a partir de 2020 e impõe regras para que os partidos tenham acesso ao dinheiro do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV.



 


O texto permite que partidos políticos com afinidade ideológica e programática se unam em federação, que terá os mesmos direitos e atribuições regimentais dos partidos das casas legislativas. Prevê ainda que subfederações partidárias poderão ser criadas no âmbito dos Estados.



Os destaques tentam, por exemplo, antecipar o fim das coligações para a eleição de 2018 e suprimir a possibilidade de subfederações.



Agora, o texto segue para o plenário da Câmara, onde deve ser aprovado por, no mínimo, 308 deputados em duas votações. Se aprovado na Casa, o texto será encaminhado ao Senado Federal.



Contato: 16 3665.2000
Rua Rio Grande do Sul, 45 - Jardim Xavante - Altinópolis/SP
Todos os direitos reservados