Sertanejo Sem Fronteira
04:00 às 08:00
Altinópolis, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Fãs se dividem entre modas de viola e sertanejo universitário em Barretos

01 de Setembro de 2014

Com um público de todos os lugares do Brasil e de todas as idades, música de diferentes estilos é o que não falta na Festa do Peão de Barretos. O sertanejo predomina, mas há espaço para todas as tribos. O rodeio tem gente que gosta desde o estilo universitário, passando pelo sertanejo de raiz, forró, axé e até funk. Os palcos da Arena e do Palco Festeja Barretos são uma mistura de batidas. Os fãs contam ao G1 o estilo musical que preferem na Festa do Peão.



Tribo Sertanejo de Raiz

Chamado pelos fãs de ‘modão de viola’, as músicas de raiz têm um estilo saudoso, que remetem ao homem do campo e aos seus amores. O gênero com violas e vozes marcantes, como Tonico e Tinoco, por exemplo, é passado de geração em geração.

A paixão pelo rodeio e pela música de raiz fizeram Maria Aparecida dos Santos, de 52 anos, trazer a família a Barretos. Ela e o marido Carlos Humberto dos Santos, de 53 anos, a filha Lara de Souza dos Santos, de 16 anos, e o tio Lizias Ribeiro de Freitas, de 55 anos, curtem a festa, mas revelam que são admiradores da cultura tropeira. Moradora há 30 anos de Barretos, Maria Aparecida cresceu ouvindo modas de viola. "Não tem como não gostar, porque faz parte da minha história. Eu escutava no rádio, conhecido antigamente como caixa de abelha", conta.

O sertanejo de raiz também conquistou os mais jovens. Segundo as amigas Eliana Fonte Basso, de 34 anos, Marivane Fraga, de 34 anos, Erica Mingotti, de 34 anos, e Fabiana Falsarella, de 38 anos, de Jundiaí (SP), a moda de viola é para todas as idades. "Eu gosto e escuto por influência da minha família. Eu adoro a música 'Franguinho na Panela' ", diz Eliana. 



Tribo Sertanejo Universitário

Outro gênero que marca forte presença na festa é o sertanejo universitário. Com uma ‘pegada pop’, as músicas são animadas e rebolativas, além de terem letras sensuais. O sertanejo universitário teve seu ‘boom’ no fim da década de 2000 e conquistou as festas, principalmente o público jovem.

Para as amigas Daniela Spereta, de 22 anos, Gleice Vicentini, de 27 anos, Lessandra Carmo, de 27 anos, e Gueiguila Honorato, de 26 anos, de Olímpia (SP), o sertanejo universitário foi feito para um público que gosta de dançar e não poderia faltar na Festa de Barretos. "É para os jovens, porque tem que ter energia. As letras e a batida são para se jogar na pista de dança e curtir", fala Lessandra.

Regina Maria Lima Ferreira, de 46 anos, Aricia Dias, de 27 anos, e Sabrina Borges, de 33 anos, de Brasília (DF), concordam que o sertanejo universitário foi feito para não ficar parado. "Eu gosto do sertanejo de raiz também, mas esse ritmo não te deixa quieta", diz Sabrina.



Tribo das fãs teens

Se um ídolo é capaz de arrastar milhares de fãs adolescentes pelos rodeios de todo o país, esse ídolo é Luan Santana. O cantor provoca histeria e faz as meninas ficarem descontroladas. A idolatria é tanta que Luan Santana tem uma única tribo: as luanetes. Com promessas de amor eterno e loucuras elas querem estar perto do astro.

Bruna Cristina Bortolin, de 16 anos, de Ipeúna (SP), já tentou de tudo para se aproximar do cantor. Há cinco anos, ela se apaixonou por Luan e pelo seu primeiro sucesso, "Meteoro". Na tentativa de entrar no camarim em um dos shows, ela chegou a escalar um caminhão. "Eu faço tudo por ele. Já fui a vários shows e estou aqui com a esperança de falar, segurar a mão dele", diz a adolescente.

Já a mineira Ana Carolina Silva, de 18 anos, de Uberaba (MG), largou o emprego para poder vir a Barretos. "Não quero saber de nada, deixei tudo e vim para cá", conta.  As músicas e a beleza do cantor fazem a fã, se derramar em lágrimas. "Olha, eu estou tremendo. Já fiz de tudo para tentar chegar perto dele", diz.

As amigas de Barretos (SP), Sabrina Hellen, de 14 anos, e Beatriz Pinheiro, de 15 anos, contam que já ficaram horas sem comer para esperar o ídolo. "Não preciso de mais nada. Esperei muito por ele no aeroporto. E ele está aqui, pertinho da gente", diz Hellen. "O significado que ele tem na minha vida é muito grande", ressalta a adolescente em lágrimas.



 



Contato: 16 3665.2000
Rua Rio Grande do Sul, 45 - Jardim Xavante - Altinópolis/SP
Todos os direitos reservados