Manhã da Alt Fm
08:00 às 12:00
Altinópolis, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Milton Nascimento processa candidata a prefeita em Minas por violação de direito autoral.

06 de Novembro de 2020

O cantor e compositor Milton Nascimento decidiu processar Maria Lúcia Cardoso, candidata a prefeita em Pitangui (MG), por violação de direito autoral. Segundo o compositor, ela usou a canção "Maria Maria" na campanha sem autorização prévia por parte de seus autores. A música é uma parceria de Milton com Fernando Brant (1946-2015).



Milton Nascimento foi avisado do uso da música por fãs que vivem na pequena cidade mineira de pouco mais de 28 mil habitantes. Maria Lúcia, do MDB, é ex-mulher do ex-governador de Minas Newton Cardoso e mãe do deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB).

"Com a chegada das eleições municipais de 2020, mais uma vez somos obrigados a ver candidatos usurpando os direitos do autor e usando a obra intelectual alheia em suas próprias campanhas", criticou o músico, em suas redes.



De acordo com Bituca, Maria Lúcia se negou a resolver amigavelmente essa questão. Num outro trecho da postagem, o cantor afirma: "Antes mesmo de possivelmente ser eleita, já infringiu gravemente uma Lei Federal que visa proteger as criações intelectuais e seus autores, imagine então do que ela seria capaz depois de tomar posse, já com o poder, o diploma e, principalmente, a caneta de Prefeita em suas mãos".

Procurada, a assessoria de Maria Lúcia Cardoso informou que os advogados de ambas as partes estão resolvendo e que a música foi usada apenas uma vez em um vídeo feito no início da campanha.

Em nota, os assessores da candidata acrescentam: "Assim que a campanha recebeu uma reclamação de um dos filhos do Milton Nascimento, ela foi retirada imediatamente das redes sociais. Não está sendo usada na campanha".



Originalmente, "Maria Maria" foi  gravada em 1978 pelo Clube da Esquina. Em 1980, ficou famosa na voz de Elis Regina, que gravou a canção no álbum “Saudades do Brasil”. ”Maria, Maria”  é o símbolo da força da mulher e segundo Milton, a letra foi inspirada num personagem real, a Maria que tinha três filhos e morava na beira da linha de um trem.



Contato: 16 3665.2000
Rua Rio Grande do Sul, 45 - Jardim Xavante - Altinópolis/SP
Todos os direitos reservados